ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL: UM CAMPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO
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Resumo
O presente estudo teve como objetivo fazer uma análise bibliometria da produção bibliográfica sobre alfabetização ambiental, com atenção especial aos dados de autoria e coautoria. Foram recuperados dados bibliométricos usando a plataforma Scopus para cada um dos termos-chave: “ecoliteracy”, “ecological literacy”, “environmental literacy”, “environmental literacy” AND (method* OR practic*). São apresentados os resultados dos dados descritivos e os mapas de redes de acoplamento bibliométricos baseados em coautoria. Os resultados revelam que os termos pesquisados fazem parte de um ramo de investigação bastante recente, com dominância na literatura do conceito de “alfabetização ambiental”. As principais áreas que correspondem à grande maioria das publicações são as das Ciências Sociais, seguidas pelas Ciências Ambientais. As coautorias tendem a ser estabelecidas entre autores dentro de redes de colaboração fechadas, com relativo isolamento geográfico e temporal. E há uma desigualdade em escala global e nacional na produção acadêmica. As publicações sobre metodologias e práticas de alfabetização ambiental compõem parte importante da produção. Porém, permanecem questões em aberto sobre a efetividade das abordagens metodológicas empregadas, além de outras, possivelmente por ser a “alfabetização ambiental” uma área de conhecimento muito jovem e não tendo ainda formado um corpo unificado em termos de escopo teórico e metodológico.
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