INTENSIDADE DA ILHA DE CALOR URBANA DE SANTO ANASTÁCIO (SP): UM CONTRIBUTO AOS ESTUDOS DO CLIMA URBANO

Main Article Content

Danielle Cardozo Frasca Teixeira

Resumo

 


O presente artigo objetivou a análise de ilhas de calor atmosféricas de Santo Anastácio, cidade de pequeno porte populacional localizada no Oeste do Estado de São Paulo, em área de ocorrência do clima tropical continental. As ilhas de calor urbanas (ICU) desse recorte territorial foram investigadas no nível da camada inferior da atmosfera, pressupondo a influência da urbanização. A partir de dois pontos de monitoramento da temperatura do ar, um posicionado na área rural e outro na área urbana, foram obtidas as intensidades da ICU nos meses de junho e de novembro de 2017. Os resultados comprovam a ocorrência do fenômeno nos dois meses destacados e as suas intensidades tiveram relação com a atuação dos sistemas atmosféricos atuantes. Foram diagnosticadas ICUs de moderada, forte e muito forte magnitudes com predominância vespertina e noturna nos sistemas estáveis e a fraca magnitude foi presenciada especialmente nos sistemas instáveis. Diagnósticos dessa relevância mostram a relação estabelecida entre a urbanização e a temperatura do ar e devem ser incorporados na estruturação e no planejamento urbano.  


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Teixeira, D. C. F. (2022). INTENSIDADE DA ILHA DE CALOR URBANA DE SANTO ANASTÁCIO (SP): UM CONTRIBUTO AOS ESTUDOS DO CLIMA URBANO. Revista Brasileira De Meio Ambiente &Amp; Sustentabilidade, 2(1), 149–162. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/181 (Original work published 17º de fevereiro de 2022)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danielle Cardozo Frasca Teixeira, UNESP/ PRESIDENTE PRUDENTE

Doutora em Geografia, Pós-Doutoranda, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus Presidente Prudente. E-mail: danielle.frasca@hotmail.com