ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E TÉCNICO EM SANEAMENTO, INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO, DO IFPA- CAMPUS TUCURUÍ

Conteúdo do artigo principal

Débora Freitas Chaves
João Elias Vidueira Ferreira
Igor de Souza Miranda
Davi Henrique Trindade Amador

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Saneamento, integrados ao ensino médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Tucuruí, acerca do meio ambiente e problemas ambientais. Foi desenvolvida pesquisa do tipo descritiva e a coleta de dados, de cunho quali-quantitativo, ocorreu por meio de questionário composto de 20 questões disponibilizado aos participantes por meio da ferramenta Google Formulários. Participaram do estudo 78 alunos, com idades entre 14 e 20 anos, residentes em cinco municípios: Tucuruí-Pa, Breu Branco-Pa, Belém-Pa, Parauapebas-Pa e Baião-Pa. Muitos participantes relataram a existência de problemas relacionados ao saneamento básico nos municípios onde residem. Observou-se que diversos alunos conseguem compreender o que são problemas ambientais, contudo apresentam dificuldade em identificá-los em locais próximos às suas residências. Verificou-se que no IFPA-Campus Tucuruí as questões ambientais são abordadas com alta ou média frequência e, quanto às ações de Educação Ambiental, a instituição recebeu, da maior parte dos participantes, o conceito Ótimo ou Bom. A partir das respostas obtidas com o questionário, foi produzida uma cartilha constituída por informações relacionadas aos resíduos sólidos e à qualidade da água que foi disponibilizada aos discentes. A realização desta pesquisa possibilitou o levantamento de dados que podem contribuir para o aperfeiçoamento e fortalecimento de ações atreladas à Educação Ambiental no IFPA- Campus Tucuruí e para uma abordagem mais eficiente dos temas relacionados ao meio ambiente e aos problemas ambientais no âmbito dos cursos aos quais foi direcionada a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Chaves, D. F. ., Ferreira, J. E. V. ., Miranda, I. de S. ., & Amador, D. H. T. . (2023). ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E TÉCNICO EM SANEAMENTO, INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO, DO IFPA- CAMPUS TUCURUÍ. Revista Brasileira De Meio Ambiente & Sustentabilidade, 2(4), 66–77. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/241
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Débora Freitas Chaves, Instituto Federal do Pará

 Tecnóloga em Saneamento Ambiental. Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica.        Aluna egressa do Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí. E-mail: deborafreitas153@gmail.com

João Elias Vidueira Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciado em Química. Doutor em Química- área: Fisico-Química. Docente do  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Tucuruí. E-mail: joao.ferreira@ifpa.edu.br

Igor de Souza Miranda, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciado em Química. Mestre em Química – área: Fisico-Química. Docente do  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, Campus – Campus Santarém. E-mail: igor.miranda@ifpa.edu.br

Davi Henrique Trindade Amador, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciado em Ciências com Habilitação em Química. Doutor em Química- área: Fisico-Química. Docente do  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Tucuruí.  E-mail: davi.amador@ifpa.edu.br