ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E TÉCNICO EM SANEAMENTO, INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO, DO IFPA- CAMPUS TUCURUÍ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Saneamento, integrados ao ensino médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Tucuruí, acerca do meio ambiente e problemas ambientais. Foi desenvolvida pesquisa do tipo descritiva e a coleta de dados, de cunho quali-quantitativo, ocorreu por meio de questionário composto de 20 questões disponibilizado aos participantes por meio da ferramenta Google Formulários. Participaram do estudo 78 alunos, com idades entre 14 e 20 anos, residentes em cinco municípios: Tucuruí-Pa, Breu Branco-Pa, Belém-Pa, Parauapebas-Pa e Baião-Pa. Muitos participantes relataram a existência de problemas relacionados ao saneamento básico nos municípios onde residem. Observou-se que diversos alunos conseguem compreender o que são problemas ambientais, contudo apresentam dificuldade em identificá-los em locais próximos às suas residências. Verificou-se que no IFPA-Campus Tucuruí as questões ambientais são abordadas com alta ou média frequência e, quanto às ações de Educação Ambiental, a instituição recebeu, da maior parte dos participantes, o conceito Ótimo ou Bom. A partir das respostas obtidas com o questionário, foi produzida uma cartilha constituída por informações relacionadas aos resíduos sólidos e à qualidade da água que foi disponibilizada aos discentes. A realização desta pesquisa possibilitou o levantamento de dados que podem contribuir para o aperfeiçoamento e fortalecimento de ações atreladas à Educação Ambiental no IFPA- Campus Tucuruí e para uma abordagem mais eficiente dos temas relacionados ao meio ambiente e aos problemas ambientais no âmbito dos cursos aos quais foi direcionada a pesquisa.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.