EVENTOS EXTREMOS: REFLEXOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS OU EPISÓDIOS NORMAIS DA NATUREZA
Main Article Content
Resumo
O ano de 2023 se caracteriza como um dos anos mais marcantes no século XXI no que diz respeito a aspectos e impactos das condições de clima extremo em diversas partes do mundo. Como em outros momentos a natureza se manifesta de maneira intensa.
No Brasil vivenciamos ao mesmo tempo seca no norte do país, que notadamente é mais chuvoso e precipitações pluviométricas extremas no sul do país. Efeitos do El Niño ou ação antrópica?
Pode se considerar efeitos dos mais diversos, pois muitos aspectos ambientais afetam meteorologicamente todo o planeta. O sul do Brasil enfrenta nos últimos meses uma sequência de eventos climáticos extremos, com chuvas intensas em diversas regiões da região sul, ocasionando enxurradas, enchentes, cheias, granizo, alagamentos e deslizamentos de encostas, abalando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e mais recentemente o Paraná. Estes eventos, embora com uma boa dose de prevenção nestes estados, ainda resulta em inúmeros prejuízos financeiros e econômicos, diversas vidas foram ceifadas e muitos sonhos destruídos.
Downloads
Article Details

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.