EVENTOS EXTREMOS: REFLEXOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS OU EPISÓDIOS NORMAIS DA NATUREZA

Main Article Content

Jairo Afonso Henkes

Resumo

O ano de 2023 se caracteriza como um dos anos mais marcantes no século XXI no que diz respeito a aspectos e impactos das condições de clima extremo em diversas partes do mundo. Como em outros momentos a natureza se manifesta de maneira intensa.


No Brasil vivenciamos ao mesmo tempo seca no norte do país, que notadamente é mais chuvoso e precipitações pluviométricas extremas no sul do país. Efeitos do El Niño ou ação antrópica?


Pode se considerar efeitos dos mais diversos, pois muitos aspectos ambientais afetam meteorologicamente todo o planeta.  O sul do Brasil enfrenta nos últimos meses uma sequência de eventos climáticos extremos, com chuvas intensas em diversas regiões da região sul, ocasionando enxurradas, enchentes, cheias, granizo, alagamentos e deslizamentos de encostas, abalando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e mais recentemente o Paraná. Estes eventos, embora com uma boa dose de prevenção nestes estados, ainda resulta em inúmeros prejuízos financeiros e econômicos, diversas vidas foram ceifadas e muitos sonhos destruídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Henkes, J. A. (2023). EVENTOS EXTREMOS: REFLEXOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS OU EPISÓDIOS NORMAIS DA NATUREZA . Revista Brasileira De Meio Ambiente &Amp; Sustentabilidade, 3(4), 1–3. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/342
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Jairo Afonso Henkes, AEROTD/PROJECTA ASSESSORIA/EDITOR

Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997). Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Professor e Pesquisador nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Aeronáuticas, Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental. AEROTD. Projecta Assessoria. https://orcid.org/0000-0002-3762-471X. Editor da RBMA&S. E-mail: jairohenkes333@gmail.com