AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO - PLANO ABC+ SC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+ SC) é um conjunto de ações previstas pelo governo e iniciativa privada para tornar Santa Catarina em uma potência agroambiental, alicerçando a sua produção de alimentos e florestal sobre bases sustentáveis. O Plano ABC+ SC tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário.
Nesse sentido, as ações previstas no plano fomentam a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, respondendo aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário catarinense. As ações propostas no plano pretendem gerar um potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de 86,78 milhões de toneladas de carbono – o que equivale a um investimento de US$ 4 bilhões até 2030. No primeiro semestre de 2023 as ações do plano promoveram a mitigação de mais de 1,6 milhões de toneladas de carbono, com mais de 13,9 mil hectares com tecnologias implantadas e 2,4 mil beneficiários capacitados.
Através de crédito subsidiado pelo Governo Estadual e Federal os produtores catarinenses podem investir nas tecnologias ABC+ para melhoria dos sistemas produtivos. É uma grande ação em benefício dos agricultores familiares, sem no entanto, esquecer de que a tecnologia e assistência também estão disponíveis aos demais produtores.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.