OBJETIVOS DE DESENVOLMENTO SUSTENTÁVEL: AS NOVAS DIRETRIZES PARA A EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030

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Eliene Pereira da Silva Dias
Suelânia Cristina Gonzaga de Figueiredo
Taciana Maria Borba de Farias

Resumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS têm sido objeto de muitos estudos e pesquisas tendo em vista a necessidade de efetivação de ações e políticas para implementação da Agenda 2030, em prol da preservação dos recursos naturais e garantia do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Nesse diapasão, este artigo se propõe a analisar como as novas diretrizes para a Extensão no Ensino Superior podem ser consideradas como estratégia de implementação da Agenda 2030. A pergunta norteadora dessa pesquisa descritiva com abordagem qualitativa é “Como as novas diretrizes para as Atividades de Extensão no Ensino Superior podem contribuir com o cumprimento dos ODS no âmbito das Instituições de Ensino Superior - IES?” A metodologia adotada apoiou-se na revisão da literatura sobre desenvolvimento sustentável a partir da edição da Agenda 2030 e na análise de normativos relacionados à temática, principalmente a Resolução Mec nº. 7/2018. A expectativa é que este venha de contribuir de forma prática para análises das Atividades de Extensão e a contribuição das IES no alcance dos ODS, com vistas a promover a discussão do tema, no afã de implementar e ampliar uma visão colaborativa no ambiente acadêmico, a partir de temas transversais ao desenvolvimento sustentável, relacionando-os às atividades de extensão e à importância das IES no alcance dos ODS. As considerações finais destacam algumas proposições para futuros estudos e as referências bibliográficas que sustentam o arcabouço teórico deste artigo.


 


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, E. P. da S. ., Figueiredo, S. C. G. de, & Farias, T. M. B. de . (2021). OBJETIVOS DE DESENVOLMENTO SUSTENTÁVEL: AS NOVAS DIRETRIZES PARA A EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030. Revista Brasileira De Meio Ambiente & Sustentabilidade, 1(6 esp), 15–39. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/132
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eliene Pereira da Silva Dias, TRF1. ENAP

Mestranda em Governança e Desenvolvimento na Escola Nacional de Administração Pública. Especialização em Secretariado Executivo e Gestão de Pessoas no Serviço Público. Graduação em Administração (ESTÁCIO), Teologia (FACITEC), Secretariado Executivo (UPIS) e Educação Religiosa (IBER). Faz parte do quadro de servidores públicos federais, e trabalha como Assessora da SecGA no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.  Trabalha no mercado de infoprodutos como produtora de conteúdo e professora digital no Programa Evoluir Solutions, da Planalto Auditores LTDA.  ENAP. E:mail: eneiledays@gmail.com

Suelânia Cristina Gonzaga de Figueiredo, FAMETRO

Doutora em Ciências da Educação pela Univerdidade Nihon Gakko-Paraguai(2018). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão Financeira pela UFAM(2003). Especialização em Educação Personalizada pelo Centro Universitário CEUNI(2016). graduação em Economia pela Universidade  Regional do Cariri- URCA/Universidade Estadual do Ceará (1987). Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Grupo FAMETRO, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa e Extensão, Iniciação Científica, Sustentabilidade Ambiental, Articulação Pesquisa, Ensino, Extensão e Responsabilidade Social na formação acadêmica. Idealizadora e organizadora do Congresso Científico FAMETRO.  Centro Universitário FAMETRO e da Faculdade Santa Teresa-Manaus-AM. E:mail:  suefi@hotmail.com

Taciana Maria Borba de Farias, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Fortaleza (2021), Especialização em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano pela Faculdade Integrada do Ceará (2010), Especialização em Políticas Públicas de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE (2007), Graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza (2005) e Curso Técnico em Agenciamento e Guia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2005). Experiência na área Administrativa e Turismo, com ênfase na docência e organização de eventos. Atualmente trabalha na Universidade de Fortaleza como Assessora Administrativa na Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação. Mestranda na área de Administração. Universidade de Fortaleza. E:mail:   tacianafarias@unifor.br