OBJETIVOS DE DESENVOLMENTO SUSTENTÁVEL: AS NOVAS DIRETRIZES PARA A EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030
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Resumo
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS têm sido objeto de muitos estudos e pesquisas tendo em vista a necessidade de efetivação de ações e políticas para implementação da Agenda 2030, em prol da preservação dos recursos naturais e garantia do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Nesse diapasão, este artigo se propõe a analisar como as novas diretrizes para a Extensão no Ensino Superior podem ser consideradas como estratégia de implementação da Agenda 2030. A pergunta norteadora dessa pesquisa descritiva com abordagem qualitativa é “Como as novas diretrizes para as Atividades de Extensão no Ensino Superior podem contribuir com o cumprimento dos ODS no âmbito das Instituições de Ensino Superior - IES?” A metodologia adotada apoiou-se na revisão da literatura sobre desenvolvimento sustentável a partir da edição da Agenda 2030 e na análise de normativos relacionados à temática, principalmente a Resolução Mec nº. 7/2018. A expectativa é que este venha de contribuir de forma prática para análises das Atividades de Extensão e a contribuição das IES no alcance dos ODS, com vistas a promover a discussão do tema, no afã de implementar e ampliar uma visão colaborativa no ambiente acadêmico, a partir de temas transversais ao desenvolvimento sustentável, relacionando-os às atividades de extensão e à importância das IES no alcance dos ODS. As considerações finais destacam algumas proposições para futuros estudos e as referências bibliográficas que sustentam o arcabouço teórico deste artigo.
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