SAÚDE E BEM-ESTAR: A ECOTOXICOLOGIA E A BIORREMEDIAÇÃO EM UMA ABORDAGEM PRÁTICO-PEDAGÓGICA
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Resumo
A Contaminação dos ecossistemas aquáticos por metais pesados é um problema que afeta a saúde e bem-estar de todos e os estudos ecotoxicológicos baseados em biorremediação podem nos trazer alternativas viáveis para a solução desse problema além de incentivar as atividades prático-pedagógicas através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Conteúdos com alto grau de complexidade tendem a ser mais bem compreendido nas abordagens de ABP, isso porque os estudantes que hoje estão nas salas da educação básica, especialmente nas escolas técnicas, são diferentes de todas as gerações que os antecederam, buscando cada vez mais recursos baseados em tecnologias, análise e resolução problemas que os tornem aptos a ingressar no mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência mostrando o resultado da elaboração de um projeto de pesquisa que busca selecionar métodos analíticos associados à macrófitas aquáticas para biorremediar ecossistemas aquáticos contaminados por metais pesados. O resultado é um projeto bem elaborado que apresenta o desenvolvimento do senso-crítico por parte dos estudantes além de enaltecer habilidades de planejamento, organização de dados bibliográficos e engajamento em temas complexos como ecotoxicologia, biorremediação e metodologias analíticas.
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