SAÚDE E BEM-ESTAR: A ECOTOXICOLOGIA E A BIORREMEDIAÇÃO EM UMA ABORDAGEM PRÁTICO-PEDAGÓGICA

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Edna Gomes Lopes da Cunha
Juliana Pomari

Resumo

A Contaminação dos ecossistemas aquáticos por metais pesados é um problema que afeta a saúde e bem-estar de todos e os estudos ecotoxicológicos baseados em biorremediação podem nos trazer alternativas viáveis para a solução desse problema além de incentivar as atividades prático-pedagógicas através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Conteúdos com alto grau de complexidade tendem a ser mais bem compreendido nas abordagens de ABP, isso porque os estudantes que hoje estão nas salas da educação básica, especialmente nas escolas técnicas, são diferentes de todas as gerações que os antecederam, buscando cada vez mais recursos baseados em tecnologias, análise e resolução problemas que os tornem aptos a ingressar no mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência mostrando o resultado da elaboração de um projeto de pesquisa que busca selecionar métodos analíticos associados à macrófitas aquáticas para biorremediar ecossistemas aquáticos contaminados por metais pesados. O resultado é um projeto bem elaborado que apresenta o desenvolvimento do senso-crítico por parte dos estudantes além de enaltecer habilidades de planejamento, organização de dados bibliográficos e engajamento em temas complexos como ecotoxicologia, biorremediação e metodologias analíticas.


 

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Como Citar
Cunha, E. G. L. da ., & Pomari, . J. . (2021). SAÚDE E BEM-ESTAR: A ECOTOXICOLOGIA E A BIORREMEDIAÇÃO EM UMA ABORDAGEM PRÁTICO-PEDAGÓGICA. Revista Brasileira De Meio Ambiente & Sustentabilidade, 1(6 esp), 40–58. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/134
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edna Gomes Lopes da Cunha, ETEP

Especialista no Ensino de Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista em Docência na Educação a Distância, pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Pedagoga pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson" (UNAR). Bacharel em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS). Escola Técnica de Paulínia – ETEP. E-mail: edna.cunha@etep.com.br

Juliana Pomari, UNESP

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (2005), especialista em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos pela Fundação Educacional do Município de Assis (2007), mestre (2010) e doutora (2017) em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/Botucatu. Laboratório de Biologia Aquática – LABIA, FCL - UNESP/Assis. E-mail: juliana.pomari@unesp.br