APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) NO ENSINO DE QUÍMICA: PROMOÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) visa propiciar o engajamento dos estudantes em temas considerados abstratos e complexos. Nesse relato de experiência docente, temos como pano de fundo o projeto intitulado “Sabão como forma de conservação e empoderamento”. Esse estudo objetiva apresentar um relato de experiência docente por meio da percepção de dois enfoques promovidos no contexto escolar (1) conservação ambiental e (2) empoderamento feminino a partir da abordagem ABP. Em relação à questão ambiental, a reutilização de produtos poluentes como o óleo de cozinha residual realizada pelos próprios educandos proporcionou espaços de sensibilização socioambiental. Esse estudo apontou indicativos da promoção do empoderamento de seus participantes, em especial às mulheres, pois proporcionou novos olhares de atuação, inclusive por meio de renda extra para socialização na comunidade Betel.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.