APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) NO ENSINO DE QUÍMICA: PROMOÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO

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Edna Gomes Lopes da Cunha
Juliana Pomari
Cláudia Lilian Alves dos Santos

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) visa propiciar o engajamento dos estudantes em temas considerados abstratos e complexos. Nesse relato de experiência docente, temos como pano de fundo o projeto intitulado “Sabão como forma de conservação e empoderamento”. Esse estudo objetiva apresentar um relato de experiência docente por meio da percepção de dois enfoques promovidos no contexto escolar (1) conservação ambiental e (2) empoderamento feminino a partir da abordagem ABP. Em relação à questão ambiental, a reutilização de produtos poluentes como o óleo de cozinha residual realizada pelos próprios educandos proporcionou espaços de sensibilização socioambiental.  Esse estudo apontou indicativos da promoção do empoderamento de seus participantes, em especial às mulheres, pois proporcionou novos olhares de atuação, inclusive por meio de renda extra para socialização na comunidade Betel.


 

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Como Citar
Cunha, E. G. L. da, Pomari, J. ., & Santos, C. L. A. dos. (2021). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) NO ENSINO DE QUÍMICA: PROMOÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO. Revista Brasileira De Meio Ambiente & Sustentabilidade, 1(6 esp), 121–130. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/138
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edna Gomes Lopes da Cunha, ETEP

Especialista no Ensino de Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista em Docência na Educação a Distância, pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Pedagoga pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson" (UNAR). Bacharel em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS). Docente concursada na rede municipal de Paulínia SP, onde atua no ensino de Química na Escola Técnica de Paulínia - ETEP. Responsável Técnica (RT), pelos laboratórios desta instituição junto ao conselho Regional de química da IV Região(CRQ -IV). Escola Técnica de Paulínia – ETEP. E-mail: ednacunha46@gmail.com; edna.cunha@etep.com.br

Juliana Pomari, UNESP

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (2005), especialista em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos pela Fundação Educacional do Município de Assis (2007), mestre (2010) e doutora (2017) em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/Botucatu. Consultora ambiental atuando principalmente nas áreas de Ecologia, com ênfase em Ecossistemas Aquáticos Continentais. Laboratório de Biologia Aquática – LABIA, FCL - UNESP/Assis. E-mail: juliana.pomari@unesp.br

Cláudia Lilian Alves dos Santos, UESC

Mestra em zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Ilhéus-BA. Especialista em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Polo Brumado. Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, DCH, Campus VI, Caetité-BA. Coordenadora do GPA- Grupo de produção acadêmica/IFBA cadastrada no CNPQ. Tutora na pós-graduação do curso de mídias da educação- UESB. Foi professora substituta do Instituto Federal da Bahia- IFBA, Campus Vitória da Conquista-BA (2018-2020). Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. E-mail:  claudinha_lilian@hotmail.com