TUTORIAL DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA CONTEXTOS EXTREMOS

Main Article Content

Harrysson Luiz da Silva
Antonia Benedita Teixeira
Rodrigo Sartorio
Amanda Cristina Pires
Paulo Henrique Oliveira Porto do Amorim
Regina Panceri

Resumo

Este artigo tem por objetivos apresentar os resultados das intervenções, do subcomitê de metodologias ativas, criado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, que durante a pandemia da COVID-19, norteou professores da rede municipal e estadual, quanto às atividades remotas e retorno às atividades presenciais. A fundamentação pautou-se na neurociência da aprendizagem, e, nos sociodramas primários como metodologia ativa, através das orientações disponibilizadas no tutorial. A metodologia partiu da criação de um tutorial de metodologias ativas (orientações didáticas); realização de “lives sociodramáticas institucionais” (Defesa Civil de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Educação) para professores da rede pública estadual de ensino do estado de Santa Catarina; e, atividades desenvolvidas pelos professores. Ao final, os professores expressaram o seu estado emocional em relação ao retorno às aulas,  enquanto outros produziram outras atividades, com seus alunos em sala de aula nas escolas públicas.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Silva, H. L. da ., Teixeira, A. B. ., Sartorio, R. ., Pires, A. C. ., Amorim, P. H. O. P. do ., & Panceri, R. . (2021). TUTORIAL DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA CONTEXTOS EXTREMOS. Revista Brasileira De Meio Ambiente &Amp; Sustentabilidade, 1(7), 178–209. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/162 (Original work published 8º de dezembro de 2021)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Harrysson Luiz da Silva, UFSC

Professor Pós-Doutor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Coordenador do Mestrado Profissional em Desastres Naturais. Membro do Comitê Técnico e Científico e do Subcomitê de Metodologias Ativas da Defesa Civil de Santa Catarina. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3421-1143. e-mail: harrysson.luiz@ufsc.br

Antonia Benedita Teixeira, UFSC/DCSC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do Comitê Técnico e Científico e do Subcomitê de Metodologias Ativas da Defesa Civil de Santa Catarina. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8699-8278 . e-mail: escolasocioemocional@gmail.com

Rodrigo Sartorio, NEUROEVOLUTIVA EDUCAÇÃO

Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor da Neuroevolutiva Educação. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5722-373X. e-mail: sartoriobio@gmail.com

Amanda Cristina Pires, UDESC

Professora Doutora do Departamento de Departamento de Geografia-FAED/UDESC. Membro do Comitê Técnico e Científico e do Subcomitê de Metodologias Ativas da Defesa Civil de Santa Catarina. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6398-4324 . e-mail: amanda.pires@udesc.br

Paulo Henrique Oliveira Porto do Amorim, IFSC

Professor Doutor do Instituto Federal de Santa Catarina- Campus São José Santa Catarina. Membro do Comitê Técnico e Científico e do Subcomitê de Metodologias Ativas da Defesa Civil de Santa Catarina. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2989-9000. e-mail: geopaulo@ifsc.edu.br

Regina Panceri, DEFESA CIVIL/SC

Professora Doutora e Gerente de Pesquisa e Extensão da Defesa Civil de Santa Catarina e Coordenadora do Comitê Técnico e Científico da Defesa Civil de Santa Catarina. Orcid: https://orcid.org/0000-000106157-0136 . e-mail: regina.panceri@gmail.com