TUTORIAL DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA CONTEXTOS EXTREMOS
Main Article Content
Resumo
Este artigo tem por objetivos apresentar os resultados das intervenções, do subcomitê de metodologias ativas, criado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, que durante a pandemia da COVID-19, norteou professores da rede municipal e estadual, quanto às atividades remotas e retorno às atividades presenciais. A fundamentação pautou-se na neurociência da aprendizagem, e, nos sociodramas primários como metodologia ativa, através das orientações disponibilizadas no tutorial. A metodologia partiu da criação de um tutorial de metodologias ativas (orientações didáticas); realização de “lives sociodramáticas institucionais” (Defesa Civil de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Educação) para professores da rede pública estadual de ensino do estado de Santa Catarina; e, atividades desenvolvidas pelos professores. Ao final, os professores expressaram o seu estado emocional em relação ao retorno às aulas, enquanto outros produziram outras atividades, com seus alunos em sala de aula nas escolas públicas.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.