EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ESCOLA ESTADUAL, NO MUNICIPIO DE FONTOURA XAVIER, RS ENVIRONMENTAL EDUCATION STRATEGY FOR MANAGEMENT OF SOLID RESIDUES AT GETÚLIO VARGAS SCHOOL, IN FONTOURA XAVIER, RS
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Resumo
A adoção de práticas sustentáveis no contexto escolar é indispensável para promover a educação da população quanto ao equilíbrio ambiental do planeta. As ações locais são a base das mudanças em nível global. Desenvolver a prática da reutilização de resíduos sólidos como forma de sustentabilidade neste meio é fundamental para a educação dos futuros cidadãos, garantindo qualidade para os agentes envolvidos. O presente trabalho objetivou fomentar a educação ambiental na escola, como estratégia para a gestão dos resíduos sólidos gerados, através da segregação correta dos resíduos, redução do consumo de produtos industrializados e reutilização de materiais. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, por ser esta realizada no âmbito de uma escola e envolver ações transformadoras do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, realizou-se: a) mapeamento da estrutura física da escola, identificando os pontos de geração de resíduos; b) caracterização e classificação dos resíduos; c) desenvolvimento de práticas de educação ambiental e, d) indicação de ações que possam contribuir para a gestão dos resíduos na escola. A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas (EEEMGV) localiza-se na área rural de Fontoura Xavier e sua comunidade escolar é composta por 23 professores, 12 funcionários e 138 alunos, sendo que a média mensal de resíduos recicláveis produzidos na escola foi de 190,5 Kg e de resíduos orgânicos foi de 234 Kg mensais. As práticas desenvolvidas na escola despertaram nos estudantes o interesse pela coleta seletiva, levando-os a perceber que é necessário que os resíduos sejam segregados e descartados corretamente, permitindo o reaproveitamento desses materiais.
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