PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE SANEAMENTO COMO FERRAMENTAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL SUSTAINABLE SANITATION PRACTICES AS TOOLS FOR IMPLEMENTING THE ENVIRONMENTAL AGENDA

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Jenyffer Cristina Amorim Melo
Maria Ludetana Araújo
Evanice Pinheiro Gomes
Patrícia da Silva Holanda

Resumo

Em vista da grande contribuição que os serviços de saneamento geram a sociedade e ao meio ambiente, é preciso universalizá-lo, atendendo a todas as classes sociais, nos setores econômicos de produção e nas instituições públicas e privadas. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo estabelecer práticas de saneamento sustentável na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, por meio de uma pesquisa descritiva quali-quantitativa e aplicação de questionário. Assim, foi possível caracterizar e diagnosticar os sistemas de saneamento existentes no campus e demonstrar que sua capacidade de funcionamento atende as funções de abastecimento de água potável e gestão dos efluentes e resíduos sólidos gerados. Apesar dos usuários não estarem totalmente satisfeito com os sistemas, devido algumas lacunas apresentadas, seu uso atende as necessidades básicas de forma regular. Além disso, práticas sustentáveis foram sugeridas para melhorar ainda mais os sistemas de saneamento ambiental e assim auxiliar na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e dos ODS ligados as práticas de saneamento sustentável.


 


 

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Como Citar
Melo, . J. C. A. ., Araújo, M. L. ., Gomes, E. P., & Holanda, P. da S. (2023). PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE SANEAMENTO COMO FERRAMENTAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL: SUSTAINABLE SANITATION PRACTICES AS TOOLS FOR IMPLEMENTING THE ENVIRONMENTAL AGENDA. Revista Brasileira De Meio Ambiente &Amp; Sustentabilidade, 3(5), 140–171. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/371
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jenyffer Cristina Amorim Melo, FAESA/UF

Graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará FAESA/UFPA. E-mail: jamorim3521@gmail.com

Maria Ludetana Araújo, UFPA

Graduação em Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura Plena em História (UFPA). Professora Dra. em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED - Madrid (2012). Professora Associada III, no Instituto de Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: ludetanaaraujo@yahoo.com.br

Evanice Pinheiro Gomes, UFPA

Engenheira Sanitarista e Ambiental (UFPA). Dra. Engenharia Civil na área de Saneamento e Recursos Hídricos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia GEAMAZ/UFPA. Professora Dra. Substituta na Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental FAESA/UFPA. http://lattes.cnpq.br/2100869230103157. Universidade Federal do Pará.  E-mail: gomesevanice@ufpa.br

Patrícia da Silva Holanda, UFPA

Graduação em Sistemas de Informação (IESAN) Dra. Engenharia de Recursos Naturais (UFPA) Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia GEAMAZ/UFPA. E-mail: patriciasholanda8@gmail.com