PRÁTICAS ESG NO SETOR CÍTRICO: POTENCIALIZANDO O COMÉRCIO EXTERIOR EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE ESG PRACTICES IN THE CITRUS SECTOR: ENHANCING INTERNATIONAL TRADE IN A MEDIUM-SIZED COMPANY THROUGH SUSTAINABILITY

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Keslley Fernando Parra
Gabrieli Monteiro
Vinicius Eduardo Gussi

Resumo

Este artigo investigou como a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) é capaz de alavancar o comércio exterior de uma empresa de médio porte do setor cítrico. Com uma metodologia mista, a qual combina abordagem qualitativa e quantitativa, este estudo de caso realizou uma análise dos impactos antes e depois da implementação das práticas ESG. Os resultados demonstraram melhoria substancial nos aspectos ambientais, sociais e de governança. Em termos de meio ambiente, a transição para energias sustentáveis e a otimização de sistemas de irrigação foram ações que reduziram impactos ecológicos, além de custos. Socialmente, melhores condições de trabalho e maior satisfação laboral foram atingidas pela empresa, assim como uma atuação comunitária mais forte. No aspecto da governança, políticas transparentes, auditorias internas e um código de ética reafirmam o comprometimento da empresa com a integridade das operações. Comercialmente, a presença internacional da empresa aumentou, atendendo às demandas por produtos sustentáveis. Concluiu-se que a adoção de ações ESG fortaleceu a competitividade no mercado internacional, promoveu a sustentabilidade das operações da empresa e reforçou sua responsabilidade social, sendo, portanto, recomendada a integração e disseminação dessas práticas em estratégias empresariais.


 


Palavras-chave: ESG; Sustentabilidade. Comércio exterior; Setor cítrico.

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Como Citar
Parra, K. F., Monteiro, G., & Gussi, V. E. (2025). PRÁTICAS ESG NO SETOR CÍTRICO: POTENCIALIZANDO O COMÉRCIO EXTERIOR EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE: ESG PRACTICES IN THE CITRUS SECTOR: ENHANCING INTERNATIONAL TRADE IN A MEDIUM-SIZED COMPANY THROUGH SUSTAINABILITY. Revista Brasileira De Meio Ambiente & Sustentabilidade, 5(3), 180–209. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/522
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Keslley Fernando Parra, Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Padre Albino UNIFIPA (2024) e pós-graduando em Neurociência, Consumo e Marketing pela PUCR. Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA. E-mail: keslleyfp@hotmail.com

Gabrieli Monteiro, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA

Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA. E-mail: gabrielimonteiro164@gmail.com

Vinicius Eduardo Gussi, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA

Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pós-graduação em Digital Business pela USP/ESALQ,  Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisa focada em Sustentabilidade. Professor universitário no Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na área de Gestão e Negócios e consultor autônomo na área de gestão. Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA. https://orcid.org/0009-0009-3710-3701. E-mail: vgussi@gmail.com