ALTERIDADE COMO CONDIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO AMBIENTAL

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Ana Christina Konrad
Luciana Turatti

Resumo

Os riscos e a complexidade da sociedade pós-moderna, impõem a consideração do “outro” em sociedade e por consequência o resgate em torno da questão da alteridade. O estudo objetiva analisar as características da alteridade como condição para formação de um novo sujeito, o cidadão ambiental. Neste contexto surge o problema de pesquisa a ser enfrentado: diante da real necessidade de se extrapolar os horizontes geográficos do conceito de cidadania por meio de uma visão mais universal e planetária em que medida o indivíduo compreende seu papel como cidadão ambiental e quais os contornos deste conceito. O método utilizado no estudo foi o dedutivo. A pesquisa demonstra que a ideia de alteridade impõe respeito tanto ao outro ser humano quanto à natureza, e a urgência de compromissos éticos que retomem a sinergia que deve existir entre ambos, a partir de um novo paradigma.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Konrad, A. C., & Turatti, L. . (2021). ALTERIDADE COMO CONDIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira De Meio Ambiente & Sustentabilidade, 1(3), 7–23. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/71
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Christina Konrad, UNIVATES

Doutoranda em Ciências Ambientais no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari. Mestra em Ambiente e Desenvolvimento e Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNIVATES. Atualmente é bolsista integral de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUC/CAPES), pesquisadora junto ao grupo Práticas Ambientais, Comunicação, Educação e Cidadania (CNPq) e, pesquisadora voluntária junto ao projeto Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. E-mail: anamajolo@universo.univates.br

Luciana Turatti, UNIVATES

Pós-doutora em Direito pela Universidade de Sevilha, Espanha (2019). Possui doutorado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014), mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis - PPGSAS, ambos da UNIVATES. Pesquisadora do grupo de pesquisas Práticas Ambientais, Comunicação, Educação e Cidadania (CNPq). E-mail: lucianat@univates.br