GERENCIAMENTO DE LODOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA SLUDGE MANAGEMENT IN WATER TREATMENT PLANTS

Main Article Content

Maria Cândida Barreto Cunha
Dayana Melo Torres
Douglisnilson de Morais Ferreira
Régia Lúcia Lopes

Resumo

O aumento da população mundial está sobrecarregando os sistemas de abastecimento de água uma vez que a água deve ao sair da Estação de Tratamento - ETA deve atender padrões específicos de qualidade e a degradação dos mananciais configura-se como responsável pelo aumento do uso de produtos químicos nos processos de potabilzação. Em consequência disso, verifica-se uma maior geração de lodos que necessitam de tratamento para sua destinação final. No entanto, segundo a ABNT, esse tipo de resíduo é classificado como reaproveitável, e pode ser utilizado na construção civil, na recuperação de solos degradados e no cultivo de plantas. O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, onde apresenta diversos estudos de manejo do lodo de ETAs no Brasil e no mundo, como forma de incentivar a adoção dessas práticas no Rio Grande do Norte.


 


 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cunha, M. C. B. ., Torres , D. M. ., Ferreira, D. de M. ., & Lopes, R. L. . (2023). GERENCIAMENTO DE LODOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA : SLUDGE MANAGEMENT IN WATER TREATMENT PLANTS . Revista Brasileira De Meio Ambiente &Amp; Sustentabilidade, 3(2), 64–74. Recuperado de https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/298 (Original work published 7º de junho de 2023)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Cândida Barreto Cunha, IFRN/CAERN

Graduação em Curso Superior de Licenciatura - Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2020). Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (2007). Atualmente é técnica de engenharia em controle ambiental da Companhia de Águas e Esgoto do Rio G do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, avaliação da qualidade da água, contaminação de águas subterrâneas, meio ambiente e abastecimento humano. ID Lattes: 6068243860439153. E-mail: candidacunha84@gmail.com

Dayana Melo Torres , IFRN

Doutora em Engenharia Ambiental, Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenheira Ambiental, Tecnóloga em Gestão Ambiental e Bióloga. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central, onde também desempenha as funções de coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e líder da Linha de Pesquisa em Saneamento Ambiental do Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais. Desenvolve pesquisas com ênfase em Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento ambiental, tratamento e reúso de águas, efluentes e lodos, tecnologias sociais aplicadas ao saneamento, poluição e controle ambiental e microbiologia ambiental. ID Lattes: 6920200718463532. 
https://orcid.org/0000-0002-9385-3234

Douglisnilson de Morais Ferreira, IFRN

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), e doutorado em Desenvolvimento em Meio Ambiente - PRODEMA / UFRN (2019). Atualmente é laboratorista em meio ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenador do Núcleo de Análises de Águas, Alimentos e Efluentes do IFRN - Campus Natal Central, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, Ambiental e Meio Ambiente.
https://orcid.org/0000-0003-0113-7730. - ID Lattes: 4995645641902503

Régia Lúcia Lopes, IFRN

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte desde 1991 tendo desempenhado cargos de gestão tais como Coordenação de curso técnico de Saneamento e de Tecnologia Ambiental, Gerente de Área de Tecnologia Ambiental, Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do CEFET-RN, Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Pró-reitora de Extensão do IFRN de setembro de 2012 a abril de 2020. Atualmente é Docente do Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN) do IFRN, na linha de pesquisa Saneamento Ambiental. Pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Economia Circular e Ciclo de Vida , do(a) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Consultora da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Limpeza Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos sólidos, resíduos sólidos, coleta seletiva, aterro sanitário e catadores.  - ID Lattes: 8562147942949637.